Comarca de SBRP existe desde 2006: infelizmente, só no papel.

Desde o ano de 2006 está criada, no papel, a Comarca de São Benedito do Rio Preto-MA, pela Lei Complementar nº 067/2006. Ocorre, porém, que o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão nunca a implantou de fato.
No ano de 2007, alguns representantes da Associação dos Filhos e Amigos de SBRP (AFASB) movimentaram-se no sentido dessa implantação, pois pareciam ter o apoio de um desembargador que demostrava interesse em trazer seu filho para ser o juiz aqui na nova comarca.
Foram feitas algumas reuniões, inclusive com a presença do desembargador aqui em nosso município, mas o então prefeito, Sr José Creomar, nunca atendeu aos convites da AFASB para as referidas reuniões e até deixou de atender a essas pessoas.
Pelo que se sabe o ex gestor andou fazendo até gestão em direção contrária à intenção dos filhos e amigos de SBRP.
O certo é que, na época, o filho desembargador supostamente interessado foi transferido para comarca da cidade vizinha, Urbano Santo, o ex-prefeito não quis ajudar na implantação, provavelmente trabalhou no sentido de impedir, e nossa Comarca nunca saiu do papel.
Em 24 de março de 2012, o NDDCSBRP deu início a uma coleta de assinaturas da população no sentido de buscar o apoio da comunidade na referida implantação. Coletamos cerca de mil assinaturas.
No início deste ano conversamos sobre o assunto com a juíza e com o Promotor de Justiça da Comarca de Urbano Santos que prontamente declararam apoio, haja vista que a maioria de processos da demanda dessa Comarca dizem respeito a SBRP.
Demos, então, uma cópia das assinaturas para a meritíssima que, pela informação que temos, já a entregou ao corregedor do TJ.
O original das assinaturas demos ao atual prefeito municipal, Sr. Maurício Fernandes, que nos mostrou interesse em apoiar a implantação da Comarca. Movimentamo-nos no sentido de que o gestor fosse ao TJ em audiência com outro desembargador que demostrou apoio a esta implantação. Pelo que sabemos a reunião nunca ocorreu.
Pois bem, a partir de hoje nos moveremos no sentido de, finalmente, efetivar a implantação de nossa comarca que, com certeza, só trará benefícios ao município, por entender que  temos o apoio da população, que terá à sua disposição profissionais como Promotor de Justiça, Juiz e Delegado, sem ter que viajar até a cidade vizinha de Urbano Santos.
Esperamos também contar com o apoio dos vereadores, que são os legítimos representantes do povo e de quem deveria partir iniciativas como esta.

Um comentário:

TRABALHADORA disse...

NA VERDADE ESTES REPRESENTANTES "DO POVO" NUNCA FALARAM NADA E SEMPRE ESTIVERAM MUDOS E NÃO É AGORA QUE VAMOS CONTAR COM ELES. É UMA VERGONHA TER UMA CÂMARA DESSA QUALIDADE. É UMA VERGONHA SER SAMBENEDITENSE. ESTA CIDADE JAZ NO ABISMO