Qual adjetivo dar à atual legislatura da Câmara Municipal de SBRP?

Ver. Edimar Lopes (Foto: TSE)
Não é a primeira vez que o Ver. Edimar Alves Lopes se sente ofendido por críticas vindo da sociedade civil organizada. Já prestou queixa na Polícia contra integrante do NDDCSBRP por se sentir ameaçado porque nosso companheiro teria usado a expressão "vereadores capachos", se referindo à omissão da maioria dos vereadores, inclusive dele, diante das atrocidades e irregularidades do prefeito José Creomar de Mesquita Costa.
Agora o N. vereador sentiu-se novamente incomodado com a manifestação dos funcionários públicos que saíram às ruas após cancelamento de sessão da Câmara Municipal de SBRP por falta de quórum (clique aqui e leia postagem) usando expressões como "vereadores omissos"e "vereadores covardes".
Na última sessão, o Ver. Edimar foi à tribuna da Câmara e ameaçou que representará na justiça contra o presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos.
O SINFESP já lançou uma nota de repúdio ao vereador (clique aqui para ler), na qual questiona sobre a atuação dele em relação à defesa dos direitos do cidadão, inclusive dos funcionários públicos.
Mesmo sabendo da desnecessidade, o NDDC lembra ao nobre vereador o significado da palavra omissão, de acordo com os dicionários da Língua Portuguesa: "s.f. Ato ou efeito de omitir. Falta, lacuna. Falta de ação no cumprimento do dever; inércia; desídia". Complementando, buscamos também o significado de omitir: "v.t. Deixar de fazer ou dizer; falhar numa enumeração. Deixar de lado, passar em silêncio".
Excelentíssimo Senhor Vereador, Sr. Edimar Lopes, leia o regimento interno da CMSBRP e faça sua autoanálise e convença-se de sua omissão como vereador daquela casa, pelo menos quanto ao item "fiscalização das ações do poder executivo" ou pela falta delas. Perceba sua inércia, sua desídia, e saiba excelência, que desídia no desempenho de suas funções pode levar um funcionário público "comum" à perda de seu emprego por justa causa.
Também buscamos o significado de covarde: "adj.m. adj.f. s.m e s.f. Qualidade do que ou de quem demonstra medo, covardia, diante de algo, de alguém, de uma circunstância ou de uma situação específica as quais foi confrontado: nunca posso contar com a bravura dele porque ele é um covarde".
Senhor Edimar, ou excelentíssimo senhor, cadê a bravura de nossos vereadores que poderia ser merecedora de nossos aplausos. Mesmo o NDDCSBRP escancarando e todos sabendo dos atos de corrupção e desvios de dinheiro público patrocinados pelo prefeito Creomar Mesquita, o que fizeram os nobres vereadores, diante de diversas denúncias, inclusive formalizadas, a essa Casa Legislativa?
Quem afastou, e possivelmente cassará, o referido gestor por esses atos ímprobos, foi a Câmara? 
Quem o obrigou a contratar os concursados classificados no concurso de 2007, foram os nobres vereadores? 
Quem pediu o cancelamento do concurso de 2011 diante de diversas irregularidades, foi o senhor ou algum de seus pares? 
Quem determinou ao prefeito que cumprisse com sua obrigação de entregar as prestações de contas para análise popular, foi um ou mais dos senhores vereadores? 
Quem foi que o obrigou a devolver os salários surrupiados dos nove servidores públicos que passaram mais de 30 dias protestando, sem  a Câmara nada fazer?
Tem muito mais ações que ferem a ordem pública e os direitos humanos, Ver. Edimar e o senhor sabe muito bem disso, e fez o quê?
NADA, absolutamente NADA. Todos esses acontecimentos em desfavor do gestor e sua corja  foram determinados pela justiça, a pedido do Ministério Público o qual foi provocado por cidadão comuns que visam o bem comum da população de nosso município.
Que a atual legislatura foi omissa não se discute, Vossas Excelência já escreveram na história de SBRP essa página triste.
Em não sendo a outra palavra "covardia", entendemos que a mais próxima seria "submissão", o que seria pior. Com as devidas vênias de V. Ex.ª, nos demos a liberdade de novamente buscar o dicionário, para lembrá-lo do significado de submissão: "s.f. Ato ou efeito de submeter. Obediência voluntária; sujeição: submissão perfeita. Humilhação, passividade, subserviência".
Como vivemos em país democrático de direito, Ver. Edimar, vá em frente com sua ação judicial contra a pessoa jurídica do Sinfesp ou  pessoa física de seu presidente, pois assim teremos oportunidade de, na defesa dos mesmos, juntarmos aos autos daquele processo todas essas informações, com as devidas comprovações.
A propósito disso, o Sinfesp, juntamente com o STTR, o NDDC, a AFASB e a JUAP assinaram, em 11 de junho de 2012, uma Representação contra Câmara Municipal de SBRP que foi protocolizada na Promotoria de Justiça de Urbano Santos.
Na representação, o primeiro item é : "1 – Pela OMISSÃO, CONIVÊNCIA E SUSTENTABILIDADE à malversação do dinheiro público; desvios de verbas públicas; corrupção; truculência e toda natureza de crimes praticados pelo prefeito municipal de São Benedito do Rio Preto, Sr. José Creomar de Mesquita Costa, sem que nenhuma providência ou atitude tenha sido tomada por aquele poder".
Já no nono item do documento temos: "9Por vários vereadores receberem favores do prefeito em troca do apoio político:", onde foram mostradas próximas relações, com algumas benesses, entre o prefeito e os vereadores Manoel Bida, Teresa, Oséas, Raimundinho e Vossa Excelência, Ver. Edimar, onde ficou comprovado documentalmente, que sua esposa, além de enfermeira do PSF (40 horas semanais), ainda é secretária adjunta desde o início da gestão do prefeito de Creomar Mesquita.
Fique claro também que nem essas postagens, nem a manifestação pública dos servidores, tampouco a nota de repúdio do Sinfesp dirigem-se aos atos do cidadão Edimar Lopes, mas sim da pessoa pública do vereador Edimar.
Caso o digníssimo entenda não está preparado para essas cobranças, que faça o mesmo que seu colega Irmão Raimundinho, desista do cargo.
Aproveitamos para convocar os nobres vereadores para seu 17º dia de trabalho do ano de 2012 na sessão ordinária de amanhã, 16/11/2012.

8 comentários:

alves antonio disse...

Esse vereador deveria sentir vergonha e se recolher à sua insignificância como representante do povo.
Em 2008 se elegeu comprando votos e agora em 2012 não foi diferente.
E ainda disse no seu DESCURSO na tribuna da câmara que foi reeleito por vontade do povo, mentir também é crime!

g-alvino1 disse...

Infelizmente, tem vereador que não sabe distinguir o que é pessoa física de pesoa públca. e tenha vergonha na cara se v.s. não quer receber críticas,renuncie o cargo, porque estamos num país democrático e vamos todos os dias criticá-los, se assim for necessário,ou então compre uma corda nova.

Unknown disse...

vamos ver se administracao do mauricio vcs irao fiacalizar tambem, ou e so marcacao com o atual gestor, estou aqui em carajas-pa e todo dia leio suas postagens e nunca vir vcs postar nada sobre a oposicao. uma coisa e certa dr creomar foi prefeito q mais fez por esse municipio, aquele dr q so andava bebado hoje e vice.

alves antonio disse...

NUCLEO DE DEFESA DO DIREITO E DA CIDADANIA
São Benedito do Rio Preto – MA

N O T A P Ú B L I C A

O Núcleo de Defesa do Direito e da Cidadania de São Benedito do Rio Preto vem através desta fazer referência ao discurso do vereador Edmar Lopes na seção do dia 9 de novembro de 2012 na tribuna da câmara municipal.
Na oportunidade o digníssimo vereador disse ter sido acusado de OMISSÃO, INCOMPETÊNCIA, CONIVÊNCIA e COVARDIA, em protesto público, pelo presidente do SINFESP, professor Benedito da Penha. Afirmou que estará representando/processando na justiça o presidente do SINFESP por calúnia e difamação. Disse ainda que não admite jamais ser ultrajado em público por palavras de efeito tão fortes como covardia e incompetência!
Este Núcleo, agremiação cidadã, formado por entidades civis, cidadãos e cidadãs de bem, vêm de público agradecer ao vereador Edmar Lopes e aos demais vereadores que também tomarem a atitude de processar o professor Benedito da Penha presidente do SINFESP. Este NDDC lhes será ternamente grato, pois vocês, com tal atitude, estarão nos dando a oportunidade de provar na justiça que vocês – vereadores da base do governo – são INCOMPETENTES, CONIVENTES E OMISSOS; quanto a palavra COVARDIA, só não está agregada à palavra incompetência. É exatamente na justiça que este Núcleo já provou que o Prefeito José Creomar é corrupto, tem roubado dinheiro público e tanto o vereador Edmar Lopes quanto os demais vereadores da situação têm sido INCOMPETENTES por não terem tido a capacidade de exercer a sua função institucional dentro da câmara municipal; são OMISSOS por nunca terem tomado uma atitude institucional de acordo com a lei e são CONIVENTES porque têm conhecimento de todas as falcatruas, roubos e crimes praticados pelo prefeito José Creomar e nunca tomaram uma atitude. E se não têm conhecimento é por serem incompetentes, pois a sua função é fiscalizar e deveriam saber. Existem na câmara municipal várias denúncias protocoladas com provas contra os roubos e desvios de dinheiro público do prefeito Creomar e nunca uma atitude foi tomada nem pelo presidente nem por qualquer outro vereador. Já provamos na justiça a corrupção e o roubo do dinheiro público praticado pelo prefeito, a prova disso é a indisponibilidade de seus bens determinado pela justiça por conta do processo 6612012 quando o prefeito desviou mais de dois milhões e quatrocentos mil reais de recursos do FUNDEB em 2010. Se este Núcleo conseguiu descobrir e agir e Vossa Excelência, Edmar Lopes, junto com seus pares, eleitos para esse fim e integrantes do órgão legitimamente fiscalizador, nada conseguiram, só pode-se concluir que o presidente do SINFESP têm mesmo razão em divulgar que vossas excelências são mesmo INCOMPETENTES, OMISSOS E CONIVENTES. Infelizmente.
Nesta nota este Núcleo faz também uma referência de agradecimento aos vereadores Antônio Lopes Amorim e Dario Erre, pelo tanto que ambos têm colaborado com este Núcleo.

São Benedito do Rio Preto – MA, 11 de novembro de 2012.
_________
NDDCsbrp


AFASB - SINFESP – JUAP - STTR - ACCR – AsFiMMB – CPMMF

NDDCSBRP disse...

Caríssimo Antônio Nascimento,
Este NDDCSBRP não se atém a oposição ou situação, mas sim preocupa-se em fiscalizar a aplicação de verbas públicas destinadas a nosso município, que por sinal na gestão atual tivemos muito trabalho, pois tudo, absolutamente tudo, o que foi feito nessa gestão apresentara irregularidades em suas entranhas.
Quanto a administração do próximo prefeito, não tenha dúvida de que a fiscalização terá a mesma intensidade e pedimos sua colaboração, como dos demais conterrâneos, para nos dar suporte.
O mesmo se aplicará à fiscalização da ação dos futuros vereadores, os quais deverão ser mais atuante do que a atual legislatura.

Unknown disse...

uma coisa as pessoas tem q ter consciencia e deixar de eleger politicos analfabeto, eu estava lendo o perfil dos canditatos de sbrp e 90% deles nao tem nem ensino medio, como essas pessoas serao capazes de defender o povo se nao sabem nem dos seus direitos propios, imagine o do povo.

alves antonio disse...

Quem n sabe é como quem n ver, mas pior mesmo é n querer ver!
Imaginar q o q se publica e o q a justiça faz contra os crimes do prefeito creomar, seja SÓ MARCAÇÃO, é se concluir q se trata de alguém desprovido de sensatez, isenção, compreensão e conhecimento, mas também, quem dera, estes são atributos de valor e somente poucos possuem!
Em sbrp n há oposição, há sim pessoas anônimas, medrosas, q falam cochichando com medo de serem ouvidas, pois a covardia n os permite se tornarem públicos. Se em são Benedito existisse oposição o prefeito creomar, com todos os roubos, crimes e falcatruas que faz em sua gestão já teria sido cassado há muito tempo.
Quanto a dizer q o tal creomar foi o q mais fez por são Benedito, esse MAIS é análogo: O q mais roubou dinheiro público, só nos anos 2009, 2010 e 2011 foram 14 milhões de reais do FUNDEB e FPM somente em construção de estradas e reforma de escolas q nunca existiram; foi o q mais perseguiu; foi o q mais aterrorizou as pessoas; foi o q mais comprou votos; vou o q mais desrespeitou as leis; foi o que mais mentiu; foi o que mais abandonou o cargo e viajou p Europa e Estados Unidos; foi o q mais pagou funcionários fantasmas, foi o q mais distribuiu dinheiro aos seus parentes e familiares; foi o q mais prejudicou a educação; foi o q mais nada investiu na agricultura; enfim, foi o q mais tudo! Mas quem não sabe é como quem não ver, mas o pior é aquele q ver, mas n quer enxergar! É uma pena!

alves antonio disse...

De q adianta ter nível intelectual elevado se o nível moral é ZERO!?
Sim, pq o nosso prefeito creoamr e muitos outros políticos neste país são graduados, pós graduados, tem doutorado, etc. mas não têm respeito pelo seu SEMELHANTE. E o RESPEITO é o termômetro q mede o nível moral e humano do indivíduo.
Esses políticos n conseguem possuir um dos preceitos mais simples e necessário: HONESTIDADE!